Lamb of God - Ashes of the wake

Lamb of God - Ashes of the wake

Ashes of the Wake é o quarto álbum de estúdio da banda de metal americana Lamb of God, lançado em 2004. Este álbum notável captura a essência pura e intensa da agressividade do metal moderno, ao mesmo tempo em que explora questões sociais e políticas profundas.

O título "Ashes of the Wake" é uma metáfora visual impactante, simbolizando a desolação resultante de conflitos e a necessidade de reflexão sobre as consequências das ações humanas. Musicalmente, o álbum é uma jornada sonora implacável, apresentando riffs de guitarra afiados, bateria frenética e vocais viscerais do vocalista Randy Blythe.

O destaque do álbum, são as faixas "Laid to Rest" e "Now You've Got Something to Die For", que exploram temas sombrios e intensos, contribuindo para a atmosfera pesada e provocativa do álbum.

Ashes of the Wake solidificou o Lamb of God como uma das bandas mais influentes do metal contemporâneo. Sua mistura de ferocidade musical e letras profundas tornou o álbum um marco significativo, conquistando tanto críticos quanto fãs. Este lançamento é uma afirmação poderosa da capacidade da banda de abordar questões sérias por meio de sua música, deixando um impacto duradouro no cenário do metal.

Com certeza esse é um dos melhores álbuns de metal já feitos na história do metal, para mim um dos cinco melhores albuns da história do Rock, mas isso é assunto para outro post.

Laid to rest

O álbum já começa com uma verdadeira pedrada. Com certeza essa é a melhor faixa e uma das melhores músicas da banda, assim como com certeza uma das melhores músicas de metal já feitas em toda a história do cenário do Rock. A música pode ter diversas interpretações, mas lendo a letra algumas vezes, é possível interpretar um pouco de questões psicolóligcas e de auto destruição, e que nós como seres humanos, somos melhores sozinhos, uma baita música.

Hourglass

Hourglass é uma tem 4 minutos de uma aula pura de como fazer uma excelente música de metal. Com guitarras marcantes e com riffs pesados além de ótimas viradas de batera que deixam qualquer músico impressionado. Com uma letra com fortes críticas a religião que é uma marca da banda, a música simplesmente deixa qualquer um animado para seguir para as próximas faixas do álbum.

Now You've Got Something to Die For

Excelente música, bem construida com ótima e mais rápida do que as anteriores, além de ter um vocal extremamente pesado com ótimos guturais para deixar a música mais empolgante. Para mim o pico da música acontece entre o solo e a última parte da música. Mas uma música marcada pela crítica a religião e a igreja e sua doutrina.

The Faded Line

Depois de mostrar que o álbum é excelente a música the faded line da um pouco de descanso para os nossos ouvidos, ela não é tão pesada quanto as anteriores, mas também temos uma ótima linha de guitarras e ótimas viradas de batera além de mostrar bastante como se usar de forma lindamente um prato de condução. A letra dessa música trata um pouco mais de solidão e desesperança, não é a toa que é um pouco mais lenta.

Omerta

Para quem nunca leu o poderoso chefão, ou não conhece sobre a máfia itialiana, pode ficar meio confuso com a letra dessa música, pois ela fala um pouco de traição e o que deve/deveria acontecer quando você é traido por alguém, e como palavras são mais fortes do que ossos quebrados. Música bem cadenciada com peso na medida certa, eu diria que é uma música para você deixar no repeat e escutar pelo menos umas quatro ou cinco vezes sem parar.

Blood of the Scribe

Cheia de técnica e voltando com uma música pesada, com uma ótima linha de guitarra que entram no meio da música entre a primeira e a segunda parte da música. A letra dessa música tem grandes metafóras que ao meu entendimento fala um pouco sobre a história da humanidade e o seu triste fim.

One Gun

Uma música que chega com os dois pés no peito, mostrando um peso incrível, velocidade e ótimos riffs de guitarra. A letra dessa música é um pouco difícil de ser interpretada e acredito, que cada pessoa que ler a letra terá uma opinião diferente do que a música fala, para mim ela quer passar um pouco da ideia do sacrifício de pessoas ruins podem ser recompensadas para o futuro do bem maior.

Break You

Na minha opinião essa música é boa, mas ela quebra um pouco a imersão do álbum, pois as viradas e linhas de guitarra, além do vocal ser um pouco mais pesado em certos trechos da música não combinam tão bem com essência do disco. Porém a letra é bem agressiva e isso me agrada bastante, pois fala um pouco sobre medo e de vingança.

What I've Become

Eu curto bastante essa música, ela tem um peso bacana e linhas de guitarra e batera fantásticos, além do vocal se superar pois os agudos, guturais e variações são bem precisas e da um aspecto muito diferente para a música. A letra dessa música é cheia de metáforas sobre como uma pessoa pode mudar, mesmo com eventos ocorridos há muito tempo atrás.

Ashes of the Wake

Apesar de mostrar muita técnica para mim essa com certeza é a música mais fraca do álbum e poderia ser facilmente ser removida, pois na minha opinião ela acaba não acrescentando nada no álbum.

Remorse Is for the Dead

Assim que a música assim que inicia, da impressão que o álbum já acabou em termos de criatividade. Pois a introdução de mais de um minuto pode ser um pouco cansativa depois da música anterior, porém a música surpreende muito, pois têm várias mudanças e a cada mudança a música parece crescer mais e ficar melhor, viradas pesadas e riffs pesadados e sombrios. A letra extremamente pesada falando sobre a podridão da raça humana, e como pessoas ruins nunca tem remorso, somente quando já estão mortos.

Another Nail For Your Coffin

Trás um bom peso para encerrar o álbum em alta, principalmente por conta do final dessa música, pois o último estrofe da música sem vocal, mostra toda técnica que a banda tem e que diferente da música Ashes of the Wake que para mim foi só para "encher linguiça" essa veio para encerrar de forma espetacular um dos melhores álbuns de metal que já foi feito. A letra dessa música, fala um pouco sobre a guerra e como ela pode deixar coisas ruins para todos.

Conclusão

Sem dúvidas esse álbum é um dos maiores no cénario do metal e podemos aprender com ele como deve ser um excelente álbum de metal, pois ele tem músicas carregadas com letras com críticas a igreja, guerra e depressão, além de combinar peso na medida certa e técnicas que te prendem a música, além de um vocal que mostra uma evolução a cada álbum e nesse ele está com um grande destaque, com ótimos agudos, guturais e notas prolongadas.

Para mim esse álbum teria uma nota de 8 de 10, pois é quase perfeito.

Espero que tenham gostado da análise desse excelente álbum, mas não saia ainda continue lendo nossos artigos logo abaixo. E não se esqueça não deixem o metal de lado, metal forever!!